sábado, 27 de dezembro de 2008

A Responsabilidade

Desde que li o primeiro livro "Este Jesus Cristo Que Vos Fala - A Entrega" , nunca mais me saiu da cabeça este ensinamento: Tudo o que te acontece é da tua responsabilidade. És tu que atrais tudo o que te acontece na tua vida. Tudo é consequência das tuas escolhas.
Isto fez um enorme sentido para mim e mudou completamente a minha postura na vida, em todos os âmbitos: pessoal, amoroso e profissional. É claro que naquela altura não consegui ter a percepção de que o Tudo é mesmo Tudo, mas foi um começo para mudar o meu sistemas de crenças.
Foi o suficiente para me pôr em causa, para eu perceber que afinal o problema da relação não estava só nele, estava em mim também.
É tão mais fácil quando projectamos para fora, quando culpamos sempre o outro como se fossemos sempre impunes de todas as culpas... Mas a consequência desta postura é das mais cruéis que podemos ter! Como Jesus diz "a violência é proporcional à resistência!"
Mas a culpa não existe, o que existe é responsabilidade!
E de facto, tal como referi no testemunho que escrevi na última aula do Módulo Karma, sobre a Vitimização, assumir a responsabilidade da minha vida foi a melhor escolha que poderia ter feito há 4 anos atrás.
A Astrologia Kármica ajudou-me muito a conhecer-me a mim própria, os meus anseios e receios, os meus bloqueios, o porquê das minhas atitudes, e mostrou-me novas formas de abordar a vida, tendo sempre em vista a minha evolução espiritual. Conseguir ter a capacidade para aceder espontaneamente às vidas passadas também facilitou muito todo o entendimento neste meu processo, uma vez que, na maior parte dos acontecimentos quando se esgotam todas as justificações lógicas, só indo lá atrás se consegue perceber o que está por detrás de comportamentos, atitudes e escolhas que fazemos.
Não é um processo fácil mas acredito que assumir a responsabilidade da nossa vida é meio caminho andado para conseguir chegar, como diz Mafalda Veiga, "nesse lugar mais dentro onde só vai quem não tem medo de naufragar!"

Sem comentários: